Nova farda da PSP "mais jovial" vai custar 6 milhões/ano

Novo fardamento azul ciano é "mais jovial" vai custar 6 milhões de euros por ano a partir de 2015. É o adeus ao azul escuro "marcial"

O novo fardamento da PSP, em que predomina o azul ciano (parecido com o celeste), vai começar a ver-se nas ruas a partir do início de 2015 e quase pode ser confundido com equipamento desportivo. A ideia foi dar um ar "mais jovial" à Polícia, que estava dominada, na farda e nos carros, pelo "azul escuro marcial", como explicou hoje o comissário João Moura, das relações públicas da Direção Nacional (DN) da PSP, na cerimónia de apresentação da nova imagem, que decorreu na sede da DN, em Lisboa.

Essa nova imagem inclui também uma mudança visual nos carros patrulha, que vão passar a ter fundo branco e listras azuis.

A mudança de imagem e fardamento da PSP (uma "super brand" ou "super marca" como foi dito na cerimónia) será feita de forma faseada a partir de janeiro de 2015 e durante três anos. Custará, nesse triénio, seis milhões de euros por ano mas essa será "uma dotação orçamental sem custos acrescidos para os polícias", garantiu, no final do evento, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

A apresentação incluiu uma passagem de modelos com agentes a desfilarem com a nova farda, enquanto outros se mostravam com a antiga por forma a se perceber a diferença.

Adeus azul escuro, olá azul ciano, é caso para dizer. Durante um ano, a psicóloga e consultora de imagem Alexandra Carvalho trabalhou neste novo conceito cromático. "Escolhi o azul ciano porque é mais fácil de reproduzir em todos o tipo de tecidos e porque resiste a várias lavagens".

A nova cor é também mais visível à noite. "Testámos numa simulação de 45 minutos na rua da Prata, em Lisboa. Os moradores e os estrangeiros que por ali passavam só iam ter com os agentes que usavam a nova farda e ignoravam os que tinham a farda antiga, cujo azul escuro intimida mais", referiu Alexandra Carvalho.

Agora é esperar por janeiro de 2015 para ver o resultado desta "silhueta mais atlética" que se pretende conseguir. Será nessa altura que as novas fardas começarão a ser distribuídas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG