Turistas do Gerês já foram resgatados

Os oito turistas que estavam isolados na Portela do Homem já foram encontrados e resgatados por um helicóptero da Protecção Civil

Os oito campistas isolados no Parque Nacional da Penada Gerês (PNPG) desde domingo, foram resgatados esta manhã pelo helicóptero da Protecção Civil, disse à Agência Lusa o segundo comandante dos bombeiros de Salto, concelho de Montalegre.

Sílvio Magalhães referiu que os campistas, sete adultos e uma criança, encontram-se nas instalações dos voluntários de Salto, onde estão a receber uma refeição quente, já que, depois de uma noite na serra, estavam molhados e cheios de frio.

Logo depois, adiantou, serão encaminhados pelos bombeiros até ao local onde deixaram as suas próprias viaturas.

Durante a manhã estiveram envolvidos nas buscas 22 bombeiros das corporações de Salto, concelho de Montalegre, Terras de Bouro, concelho de Vieira do Minho, e de Espanha.

Com a melhoria do tempo esta manhã o resgate dos campistas pode ser feito pelo helicóptero Kamov da Protecção Civil.

Sílvio Magalhães referiu que domingo foi alertado para ajudar um grupo de pessoas que se tinha perdido no Gerês, por causa do mau tempo tendo accionado de imediato as buscas.

Disse ainda os bombeiros tinham as coordenadas GPS do local onde se encontravam os campistas bem como os números de telemóvel o que lhes permitiu manterem-se em contacto enquanto decorriam as operações.

No entanto, as buscas foram interrompidas com o cair da noite e retomadas esta manhã.


Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG