Restaurantes e hotéis com casa cheia na Noite das Bruxas

Os hotéis e restaurantes da vila de Montalegre têm casa cheia para a segunda sexta-feira 13 de 2012, assim como para a seguinte, a 13 de julho, além de reservas para 2013.

A Câmara de Montalegre organiza a Noite das Bruxas desde 2002, que decorre todas as 'sextas-feiras 13', sendo já parte integrante do calendário cultural da região.

Em contagem decrescente para a segunda sexta-feira 13 de 2012, os 27 restaurantes aderentes ao evento e unidades hoteleiras da "capital do misticismo" têm já lotação esgotada.

Além disso, também têm "casa cheia" para a sexta-feira 13, em julho, e reservas para as duas Noites das Bruxas de 2013 (setembro e dezembro).

Gilberto Castro, funcionário de uma unidade hoteleira, disse hoje à Lusa que já têm "lotação esgotada" para as três "sextas-feiras 13" de 2012 desde 13 de maio de 2011.

"Regra geral, as pessoas deixam reservas efetuadas de um evento para o outro porque sabem como é complicado conseguir quarto", frisou. Contudo, explicou, como existem "sempre" algumas desistências é possível arranjar um ou dois quartos, mas nada mais.

Gilberto Castro avançou que além das reservas para esse ano, já tem "algumas" feitas para as "sextas-feiras 13"de 2013. À semelhança dos hotéis, os restaurantes da vila também já estão lotados, alguns já há "vários" meses.

Pierre Moura, proprietário de um restaurante, explicou à Lusa que a procura é "enorme", mas já não tem espaço. Aliás, disse, "quase 50 por cento" das reservas estão feitas desde maio de 2011. "Ainda consigo arranjar mesa para uma ou duas pessoas, mais que isso não", explicou.

Esta iniciativa, segundo Pierre Moura, é "importantíssima" para a economia local porque atrai "milhares" de visitantes que, posteriormente, regressam noutras ocasiões festivas.

Zulmira Gomes, dona de um restaurante, revelou que, todos os dias, recebe dezenas de chamadas a "pedir mesa", mas já não tem espaço há muito tempo.

Os restaurantes malfadados da vila vão proporcionar um jantar excomungado aos convivas, com produtos característicos da região do Barroso, que serão atormentados por diabos, bruxas e figuras fantasmagóricas.

O programa da Noite das Bruxas conta com um desfile de figuras do além pelas ruas da vila de Trás-os-Montes e com o espetáculo "Os Errantes" junto ao Castelo de Montalegre.

Depois da meia-noite, o padre Fontes, conhecido por "Bruxo-Mor" vai cozinhar a queimada, licor feito à base de aguardente, limão e açúcar, acompanhada por uma ladainha que simboliza a "invocação de tudo quanto é mal".

Para quem acredita, a queimada pode livrar todos os males de "embruxamentos", feitiços e maus-olhados.

Pela noite fora, haverá animação nas ruas, bares e discotecas.

O orçamento para a segunda sexta-feira 13 de 2012 é de 70 mil euros, um investimento que, segundo o presidente da câmara de Montalegre, é " sem riscos".

Fernando Rodrigues afirmou que este evento é "ótimo" para a promoção turística da vila.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG