PSP recebe instrumentos musicais para dar a crianças

A Câmara de Aveiro entrega hoje nas instalações da PSP na Quinta do Griné instrumentos musicais ao projeto "Música nos Bairros", que visa a inclusão e integração social.

A Câmara de Aveiro entrega hoje nas instalações da PSP na Quinta do Griné instrumentos musicais ao projeto "Música nos Bairros", que visa a inclusão e integração social.

O projeto Comunitário de Intervenção Social "Música nos Bairros - GERA SONS" da Câmara de Aveiro tem vindo a atuar, desde há cerca de um ano, na educação musical de cerca de 70 crianças e jovens residentes em Bairros Sociais do Município, designadamente, de Santiago, Griné, Caião, Cova do Ouro e Bela Vista.

"É um projeto de inclusão e de educação pela arte, de integração social e de cidadania, dirigido à população jovem, que lhes cria expectativas de vida. Retira-os da rua e dá-lhes uma ocupação e formação nos seus tempos livres que assim são melhor orientados", descreveu à Lusa Maria da Luz Nolasco, vereadora da Cultura e da Acção Social.

O "Música nos Bairros" teve uma primeira fase de trabalho com as crianças e jovens, de iniciação pelos ritmos, que culminou com um espetáculo no Teatro Aveirense e avança agora para a formação musical mais formalizada, com aprendizagem instrumental e estudo de partituras, ministrada por professores com formação musical, que dão aulas regulares.

O recrutamento dos professores foi feito através das bandas filarmónicas existentes no Concelho, como explica a vereadora: "no caso dos bairros do Griné e do Caião, os professores são da Banda Filarmónica da Quinta do Picado, e no Bairro de Santiago são da Banda Amizade".

Os instrumentos musicais que hoje vão ser distribuídos, 40 flautas de bisel e duas baterias, foram oferecidos por uma empresa local.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG