Norte em alerta entre as 3:00 e as 18:00 de sexta-feira

O Norte está sob aviso laranja para o período compreendido entre as 03:00 e as 18:00 de sexta-feira, com previsões de chuva forte e rajadas de vento que poderão atingir os 110 quilómetros por hora.

Responsáveis distritais da Proteção Civil disseram à Lusa que para hoje se prevê "um dia mais ou menos calmo" e esclareceram estar a aguardar instruções do Comando Nacional para definir o dispositivo para sexta-feira.

O aviso laranja é segundo mais grave da escala de quatro avisos do Instituto de Meteorologia (IM) e chama a atenção para uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

"Inundações e quedas de árvores são as situações mais frequentes nas condições meteorológicas previstas", disse fonte do Centro Distrital de Proteção Civil do Porto.

Para o distrito de Braga, e segundo o adjunto do Comando Distrital, Vítor Azevedo, o cenário é em tudo idêntico, com previsões de "rapidez máxima do vento e chuva forte".

Quando o Comando Nacional de Proteção Civil divulgar o nível de alerta para sexta-feira, os vários comandos distritais acionarão os meios adequados "para uma resposta pronta".

A previsão do IM para sexta-feira aponta para um agravamento do estado do tempo, com precipitação forte, acompanhada de vento com rajadas, que podem atingir os 110 km/hora nas terras altas do interior centro, prevendo-se queda de neve nas zonas acima dos 1.500 metros.

Sob aviso laranja estão os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Braga, Aveiro, Viseu Castelo Branco e Guarda.

Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo, o que implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Sob aviso amarelo - que vai vigorar entre hoje e segunda-feira - está também o arquipélago dos Açores devido à previsão de forte agitação marítima com ondas que podem chegar aos sete metros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG