Marinha faz buscas à noite para encontrar 6 pescadores

A Marinha prosseguiu durante a noite com as buscas para encontrar o pesqueiro 'Virgem do Sameiro', que está desaparecido há dois dias, data do último contacto, na zona da Figueira da Foz, com seis pessoas a bordo.

Num comunicado emitido ao início da noite de quinta-feira, a Marinha portuguesa anunciou que ia continuar durante toda a noite as buscas com a fragata 'NRP Viana do Castelo', que seria reforçada esta sexta-feira ao nascer do sol com o avião 'C295' da Força Aérea Portuguesa e o salva-vidas da Capitania da Figueira da Foz.

A Marinha deu início esta quinta-feira, pelas 10:20, às operações de busca e salvamento da embarcação de pesca, após um alerta recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC Lisboa) e dado pela Associação Pró-maior Segurança dos Homens no Mar.

De acordo com informação dada aquando do alerta, a embarcação estaria desaparecida desde a tarde de terça-feira, altura em que terá feito a última comunicação para terra.

Segundo a Marinha, o 'Virgem do Sameiro', registado na Póvoa do Varzim e com seis tripulantes a bordo, um dos quais de nacionalidade estrangeira, estaria em faina de pesca a 16 milhas a oeste da Figueira da Foz quando reportou pela última vez a sua localização.

Após o alerta, o MRCC Lisboa desencadeou os procedimentos regulamentados de busca e salvamento, em coordenação com a Força Aérea, tendo sido enviados para a área o navio de patrulha oceânica 'NRP Viana do Castelo', uma embarcação salva-vidas da Capitania do Porto da Figueira da Foz e um 'C295' da FAP. Foi também solicitada a colaboração da embarcação de pesca 'Leão Marinho', que na fase inicial das operações se encontrava na zona.

As buscas, até agora sem sucesso, estão a ser realizadas entre o Cabo Mondego, na Figueira da Foz, e a praia do Pedrógão, não se encontrando a 'Virgem do Sameiro' em qualquer porto entre Aveiro e Peniche.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG