Fundação Cidade de Guimarães já tem presidente

João Serra será o novo presidente da Fundação Cidade de Guimarães, substituindo no cargo Cristina Azevedo.

João Serra aceitou o convite [para presidir à fundação] na sequência da mediação" encetada pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, disse a mesma fonte.

O secretário de Estado da Cultura reuniu-se hoje com o presidente da Câmara de Guimarães e com João Serra em Lisboa. A nomeação de João Serra será ratificada na quinta-feira na reunião de câmara da autarquia de Guimarães.

Na passada sexta-feira, em reunião extraordinária do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, a Fundação e Cristina Azevedo acordaram a rescisão do vínculo entre ambas as partes, deixando, assim, Cristina Azevedo de ser presidente da Fundação Cidade de Guimarães.

João José de Sousa Bonifácio Serra, nascido em 1949, é licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Entre 1970 e 1978 foi professor do ensino secundário tendo ingressado no ensino universitário como docente em 1979, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Mais tarde, em 1979 ocupou o cargo de docente no Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ficou até 1984.

João Serra foi também investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na área de História Política e Social de 1984 a 1989 e novamente entre 1991 e 1994.

Além das instituições referidas, João Serra foi ainda docente na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha e na Universidade Lusófona.

Em 1996 é convidado por Jorge Sampaio para consultor da Casa Civil do Presidente da República, tendo passado a assessor uma no depois, até 2004.

Em Setembro de 2004 é nomeado Chefe da Casa Civil do Presidente da República, cargo que ocupa até 2006.

Em 2009 integra o Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, então presidido por Cristina Azevedo.

João Serra lidera a partir de agora o processo de organização e programação cultural da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG