Câmara apoia refeições escolares com 700 mil euros
A Câmara de Barcelos vai investir, no novo ano letivo, perto de 700 mil euros em apoio social ao almoço escolar, contemplando um total de 2.745 alunos oriundos de famílias carenciadas, informou hoje fonte municipal.
Segundo a fonte, os apoios, no valor exato de 698.953,71 euros, beneficiarão 2.423 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e 322 do pré-primário.
O valor do apoio atribuído a cada aluno é fixado em função do rendimento do agregado familiar.
Paralelamente, a câmara assume também os custos dos manuais escolares de todos os alunos do 1.º ciclo do concelho, independentemente do estabelecimento de ensino que frequentam, num investimento de cerca de 170 mil euros.
O executivo liderado por Miguel Costa Gomes vai ainda comparticipar o pagamento do passe escolar a alunos da periferia que frequentam estabelecimentos de ensino fora do concelho, num valor que ascende a mais de mil euros.
No serviço de transporte de alunos portadores de deficiência serão investidos 15.984 euros.
No ano letivo 2012/2013, o concelho de Barcelos conta com 2.390 crianças nos jardins de infância e 4.992 alunos no 1.º ciclo.
Este ano, já não abrem portas as escolas de Góios, Grimancelos e Minhotães.
Os alunos de Góios vão para a freguesia de Pereira e os de Grimancelos e Minhotães para o Centro Escolar de Viatodos, que abre neste ano letivo.
As escolas encerradas serão aproveitadas para formação de adultos ao nível escolar e formação profissional e cultural.
A Câmara de Barcelos tem em construção cinco novos centros escolares, num investimento global de cerca de 11 milhões de euros.