Morreu D. José Policarpo

Antigo cardeal patriarca de Lisboa morreu hoje, aos 78 anos. D. José Policarpo foi a figura máxima da igreja católica em Portugal durante 15 anos.

O patriarca emérito morreu às 19:50, vítima de um aneurisma da aorta, confirmou o DN.

D. José Policarpo estava em Fátima, a participar no retiro dos bispos portugueses, quando se sentiu mal esta manhã, tendo sido transportado para o hospital do SAMS, em Lisboa, onde veio a morrer na sala de operações.

"Mantém-se viva a feliz memória do seu trabalho e do muito que a Igreja de Lisboa e a Igreja em Portugal deve à sua generosidade e à sua lucidez, à sua grande bondade com que exerceu o seu Ministério", comentou D. Manuel Clemente, seu sucessor no patriarcado de Lisboa, à Rádio Renascença.

O corpo do patriarca emérito de Lisboa chegará quinta-feira à Sé da capital, onde será velado, a partir das 15h00.

O funeral realizar-se-á na sexta-feira, às 16:00 na Sé de Lisboa, seguindo para São Vicente de Fora, o Panteão dos Patriarcas.

José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, nas Caldas da Rainha. Durante 15 anos, entre 1998 e 2013, foi cardeal patriarca de Lisboa, a figura máxima da Igreja católica em Portugal. Atualmente tinha o título de patriarca emérito de Lisboa.

Estudou filosofia e teologia, tendo-se licenciado em Teologia Dogmática em 1968 pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde também se doutorou nessa área.

Foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1961 e 17 anos depois foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa.

Reitor da Universidade Católica entre 1988 e 1992, tem dezenas de obras publicadas.

Após a morte do cardeal patriarca D. António Ribeiro, D. José Policarpo sucedeu-lhe como 16.º Patriarca de Lisboa a 24 de março de 1998. Anunciou que renunciou ao cargo a 18 de fevereiro de 2011, perto de completar os 75 anos, idade máxima para exercer. Só a 18 de maio de 2013 é que a sua renúncia foi aceite pelo Papa Francisco, que nomeou D. Manuel Clemente, bispo do Porto, como seu sucessor.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG