Ministra do Trabalho "preocupada" com previsível aumento de 13% do desemprego

A ministra do Trabalho, Helena André, mostrou-se hoje preocupada com o previsível aumento do desemprego de 13 por cento até 2012, salientando que importa "apoiar da melhor forma as pessoas" afectadas pelo problema.

"Todos os dados que tenham a ver com o desemprego são dados que nos preocupam", declarou à agência Lusa Helena André, numa visita à Mealhada, distrito de Aveiro.

A Comissão Europeia projecta um aumento do desemprego em Portugal para os 12,3 por cento este ano e 13 por cento em 2012, antecipando num ano a meta apontada pelo ministro das Finanças na conferência de apresentação do acordo com a "troika" internacional.

"A criação de emprego não se faz por decreto, implica a dinamização da economia", disse a ministra do Trabalho e da Segurança Social.

Helena André é a cabeça de lista do PS, no distrito de Aveiro, às eleições legislativas de 5 de Junho.

"Temos que nos preparar para apoiar da melhor forma as pessoas que estão fora do mercado de trabalho", afirmou.

Na sua opinião, cabe ao Governo apoiar os desempregados "naquilo que tem a ver com o desenvolvimento da sua capacidade de o mais rapidamente possível poderem voltar ao mercado de trabalho".

"É aquilo que nós temos de fazer, independentemente de termos um programa rigoroso para aplicar e de termos a noção de que esse programa implica recessão da economia", referiu a ministra.

A responsabilidade "de um governante não é ficar sentado a lamentar-se com esses dados, que poderão vir a ser um facto. A nossa responsabilidade é preparar respostas que permitam apoiar as pessoas", acrescentou.

"Eu vejo com algum esperança aquilo que tem sido o comportamento da nossa economia, sobretudo ligada às exportações. Vamos ver", disse Helena André.

A economia portuguesa contraiu 0,7 por cento no primeiro trimestre do ano, tanto em termos homólogos como face aos últimos três meses de 2010, segundo a estimativa rápida do INE hoje divulgada, colocando Portugal em recessão técnica.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG