Milhares de pessoas chegam hoje ao santuário de Fátima
Milhares de peregrinos são esperados a partir de hoje no Santuário de Fátima para participarem na Peregrinação do Migrante, que este ano destaca a comunidade imigrante de Cabo Verde.
"Este ano, queremos realçar a comunidade imigrante de Cabo Verde que tem uma forte presença em Portugal. Por isso, apelamos a uma participação maciça de todos os imigrantes cabo-verdianos na peregrinação", exorta a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) na sua página oficial na Internet. A peregrinação - este ano presidida por Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago, Cabo Verde - é promovida pela OCPM e assume-se como a que habitualmente atrai um maior número de fiéis à Cova da Iria, depois das de maio e outubro.
A iniciativa insere-se na 39.ª Semana Nacional das Migrações, que começa no domingo e termina no próximo dia 14, sob o tema "Uma só Família Humana", o mesmo da mensagem do papa Bento XVI para o 97.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Estão confirmados até ao momento 31 grupos de peregrinos que vão participar na missa internacional agendada para o dia 13, informou à agência Lusa a reitoria do Santuário de Fátima.
Oficialmente, o maior número de peregrinações organizadas vem de Itália, ainda que a maioria dos estrangeiros seja oriunda de Espanha. A reitoria do Santuário de Fátima lembra, contudo, que a grande maioria de grupos peregrinos de Portugal e de Espanha não procede a inscrição. Hoje, a missa da vigília, celebrada no altar do recinto logo após o rosário das 21:30, é presidida por António Vitalino Dantas, bispo de Beja e presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana. Na manhã de sábado, preside às celebrações Arlindo Gomes Furtado, estando marcada para as 10:00 a Eucaristia.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Sete dos grupos que se juntam à peregrinação marcam presença em Fátima, antes de partirem para Espanha, de forma a participarem nas Jornadas Mundiais da Juventude, que se realiza em Madrid de 16 a 21 de Agosto. Só um destes grupos integra 2.500 peregrinos de diferentes nacionalidades unidas pela língua castelhana.