Milhares de jovens no "oásis espiritual" de Fátima a caminho de Madrid
Milhares de jovens que vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid, deram hoje em Fátima o seu primeiro passo numa peregrinação que só termina a 21 de Agosto.
A nacionalidade com maior expressão é a brasileira, disse à agência Lusa fonte do Santuário de Fátima. "Tenho que expressar o meu regozijo interior pelos jovens peregrinos que fizeram uma estação em Fátima na sua rota para Madrid", sublinhou hoje o bispo da diocese de Leiria-Fátima, António Marto, durante a conferência de imprensa que serviu para apresentar a Peregrinação do Migrante de 12 e 13 de Agosto. "Os jovens escolheram Fátima como oásis espiritual, onde vêm buscar recolhimento e refazer forças" antes "da dimensão espiritual das jornadas de juventude, que não são um 'show' juvenil da igreja à volta de uma estrela [o papa]", esclareceu António Marto.
No recinto do santuário de Fátima, não passavam despercebidos os jovens que, a caminho de Madrid, ostentavam as bandeiras da sua nacionalidade. O brasileiro Rosney Grosskpof espera que a mensagem da peregrinação que se vive em Fátima "traga paz aos corações a este mundo conturbado, cheio de problemas", alertando "para as famílias destruídas e para os jovens que se degradam nas drogas e no sexo". Enquanto peregrino, deseja ser mais "um jovem cristão a levar a palavra e o amor de Fátima" para Madrid. Um grupo de Toronto, Canadá, explica de um fôlego o que os trouxe a Fátima. "Em primeiro lugar estou aqui pela experiência, para conhecer a Europa mas, mais importante, para fortalecer o meu amor por Deus", disse uma das raparigas.
Ao lado, a amiga destacou o facto de estar "entusiasmada porque sempre quis conhecer a cultura portuguesa", aproveitar a ocasião "para crescer" na sua fé e viver Fátima, que identificaram como sendo "um lugar muito religioso". Outro dos rapazes canadianos explicou que a vinda a Fátima serve para "se aproximar mais de Deus", especialmente num local que acredita ser "um dos mais espirituais do mundo". Mais velhos, pais de dez filhos, mas suficientemente jovens para juntar à peregrinação de Fátima a Jornadas Mundiais da Juventude, um casal brasileiro elenca uma lista das razões que os chamaram ao santuário. "Espero ter um encontro pessoal com Jesus Cristo e com a Virgem Maria aqui neste santuário maravilhoso e experimentar o amor que ele tem por mim e tem pelo homem", explica Marcelo Brun. Junto à capelinha das aparições, Carmen Brun destaca, emocionada, a ideia da partilha: "Vejo que tudo tem sentido hoje. Estar na igreja faz sentido, ter um esposo faz sentido, ter filhos faz sentido".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.