Mil voluntários apoiam peregrinos
Mais de um milhar de voluntários estão a prestar assistência às pessoas que fazem a pé a peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, disse o responsável pelo serviço de apoio ao peregrino na instituição.
O capelão do Santuário e assistente nacional do Movimento Mensagem de Fátima (MMF), Manuel Antunes, frisou à agência Lusa que pelas estradas, em direção a Cova de Iria, "não estão menos de 35 mil peregrinos", um número que tem sido atingido nas peregrinações de maio de outros anos.
Neste momento estão instalados nas estradas de acesso a Fátima 73 postos de atendimento, nos quais é prestada aos peregrinos assistência, que vai desde as massagens ao apoio espiritual.
A maioria dos peregrinos é esperada do Norte do país - cerca de 25 mil -, mas o padre salientou que tem sido crescente o número de pessoas que rumam do Sul em direção ao santuário.
O assistente nacional do MMF enalteceu o trabalho que está a ser realizado pelos bombeiros, escuteiros, Cruz Vermelha e pelo Corpo de Voluntários da Ordem de Malta (CVOM) na instalação e prestação de serviços nestes postos, sejam eles móveis ou fixos.
O presidente da CVOM disse hoje à Lusa que só nos postos instalados por aquela instituição foram nos últimos dias assistidas já 1.800 pessoas, prevendo duplicar o apoio nos dias que restam até ao início das celebrações em Fátima, no sábado.
No terreno a CVOM tem 150 voluntários, entre médicos, enfermeiros e socorristas, mas José Alves prefere destacar o apoio religioso que é realizado por três sacerdotes.
"Somos uma instituição cristã e diferenciamo-nos pelo apoio espiritual que proporcionamos, pelo trabalho dos sacerdotes que acompanham em permanência os peregrinos e também pelas celebrações eucarísticas que promovemos diariamente", explicou.
Desde 1976 que o Corpo Voluntário da Ordem de Malta assiste os peregrinos que se dirigem a pé a Fátima. Atualmente é constituído por aproximadamente 200 voluntários em regime ativo.
A evocação da influência cultural da mensagem de Fátima no mundo vai marcar a peregrinação de 12 e 13 de maio à Cova da Iria, presidida pelo cardeal Gianfranco Ravasi, responsável do Conselho Pontifício para a Cultura.
Hoje, em conferência de imprensa, o comandante territorial da GNR de Santarém, coronel Corte Real, disse que o meio milhar de militares - mais do dobro dos efetivos mobilizados em 2011 - estão preparados para um cenário de 300 mil pessoas a participarem nas celebrações.