Metade do país "abaixo de zero" na passagem de ano

Temperaturas descem entre 3 e 8 graus na segunda-feira. A boa notícia é que o sol vai continuar a brilhar.

As temperaturas mínimas vão descer na segunda-feira, dia 29, e deixar metade de Portugal continental "abaixo de zero" no final do ano. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para temperaturas a rondar os zero graus nos últimos dias do ano, depois de uma descida entre 3 e 8ºC no início da semana.

Assim, nove das 18 capitais de distrito vão ter mínimas abaixo de zero, incluindo o Porto, com -1º, e as outras ficam-se pelo 0 como Lisboa e Aveiro. Só Leiria e Faro ficam acima, com 2 e 7 graus, respetivamente. A situação é diferente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, onde as temperaturas "não deverão sofrer alterações significativas", diz o IPMA.

Segundo as previsões do Instituto, o cenário mantém-se para o primeiro dia do ano. no entanto, a descida das temperaturas não se vai sentir tanto durante o dia, uma vez que as máximas vão manter-se positivas e normais para a época.

A boa notícia é que o sol vai voltar depois de fim de semana com mais nebulosidade: a previsão de final do ano para Portugal Continental do IPMA, atualizada todos os os dias, prevê "céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste e acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior".

As previsões do IPMA são elaboradas com base em modelos numéricos, a partir do terceiro dia, o que diminui a sua fiabilidade.

(Alterada às 13.40, para incluir previsão para Açores e Madeira)

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG