Mês de Dezembro mais frio do que o normal pela oitava vez seguida

Os meses de Inverno estão cada vez mais frios e os de Verão cada vez mais quentes. Dezembro registou, pelo oitavo ano consecutivo, uma anomalia negativa, com menos um grau em relação à média. E Janeiro vai pelo mesmo caminho. As temperaturas começam a descer hoje e as previsões a médio prazo apontam para um final do mês extremamente frio.

A temperatura média do ar, em Dezembro, "registou valores inferiores à normal de 1971-2000, com um desvio de -1.1graus, sendo o oitavo ano consecutivo em que se verificou uma anomalia negativa", avisa o Instituto de Meteorologia (IM), que indica mesmo que o mês "foi caracterizado pela ocorrência de tempo severo" - com destaque para o tornado de Tomar - com valores de precipitação "superiores aos respectivos valores normais". De acordo com o IM "os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar neste mês também foram inferiores ao valor normal 1971-2000, em -1.2 graus e -0.9 respectivamente".

Outro relatório demonstra que em 2010 "os meses mais frios, Janeiro a Março e Outubro a Dezembro, registaram anomalias negativas da temperatura máxima, média e mínima do ar". Também os meses mais quentes, de Abril a Setembro, "registaram anomalias positivas da temperatura máxi-ma, média e mínima do ar, em relação aos respectivos valores normais no período de 1971 a 2000".

Como resultado em 2010, "os valores médios das temperaturas, máxima e mínima, do ar foram superiores aos valores normais 1971--2000, em +0.33 graus e +0.14 respectivamente". Um facto que contribuiu para classificar 2010 como "um dos três mais quentes desde 1850", ano de início dos registos climáticos pela Organização Meteorológica Mundial.

Apesar disso "há regiões em que se observaram valores de temperatura média do ar abaixo da normal como na Europa do Norte e Ocidental.

Um frio que irá continuar nos próximos dias, sobretudo "a partir dia 18 em diante, onde prevalecerão estados de tempo com nevoeiros, geadas e descida das temperaturas", avança o especialista e moderador do site meteoiberia.com. Nos próximos dias é esperado "um acentuado arrefecimento nocturno, devido ao fluxo de leste nordeste do anticiclone que estará centrado sobre as Ilhas Britânicas".

Como consequência "quer os modelos matemáticos quer o registo de observação apontam para um aquecimento súbito da estratosfera, muito grande em altitude que irá descer e empurrar o ar frio de encontro à superfície terrestre". O que permite antecipar "uma descida, acentuada, das temperaturas para o final do mês, mas a começar já nesta semana", adianta Mário Marques. Apesar disso haverá "um sol enganador durante o dia, sobretudo na metade litoral do território".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG