Melhor CSI do mundo lidera conselho do TPI

O professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC) Duarte Nuno Vieira foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho Científico Consultivo do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), anunciou hoje a UC.

Duarte Nuno Vieira, que recentemente recebeu o prémio de melhor 'CSI' do mundo, foi eleito durante uma reunião daquele órgão, recentemente criado, realizada em Haia (Holanda), na terça e quarta-feira.

O Conselho Científico Consultivo do Procurador do TPI, que integra "especialistas internacionais das diversas áreas das ciências forenses", tem por "objetivo a prestação de aconselhamento científico", em "investigações e acusações a concretizar" pelo Tribunal em "crimes humanitários de maior gravidade, nomeadamente crimes de guerra, crimes contra a humanidade e situações de genocídio", refere uma nota da UC, hoje divulgada.

Aos membros do Conselho "compete proporcionar aconselhamento técnico e científico sobre os mais recentes avanços em termos de tecnologias e de métodos e procedimentos científicos suscetíveis de contribuírem para melhorar a utilização de evidências forenses na atividade do TPI e de proporcionar opinião independente e altamente qualificada e credível", explicita a UC.

Duarte Nuno Vieira, que também lidera o Conselho Europeu de Medicina Legal, tem desenvolvido "intensa atividade internacional no domínio da medicina legal e das ciências forenses, tendo presidido às principais associações científicas e organismos internacionais neste âmbito", entre as quais as academias Internacional de Medicina Legal e Mediterrânica de Ciências Forenses e as associações Internacional de Ciências Forenses e Mundial de Médicos de Polícia.

Recentemente distinguido com o Douglas Medal Award, "o mais prestigiado prémio mundial no âmbito das ciências forenses", Duarte Nuno Vieira, presidiu ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses durante 13 anos, cargo do qual foi afastado, por decisão do Governo, em novembro de 2013.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG