Média nacional de Português subiu para positiva

A média nacional dos resultados das provas do ensino secundário de Português em 2012 foi de 10,4 valores, uma subida relativamente ao ano anterior (9,6), segundo o relatório dos exames nacionais divulgado pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE).

A análise dos resultados da prova de exame nacional de Português (1.ª fase), que teve em conta as respostas de 50.916 alunos (internos), segundo o relatório, aponta para uma percentagem de 63,3 por cento (%) de classificações iguais ou superiores a 10 valores.

Analisando os grupos de questões em que os alunos obtiveram piores resultados, o GAVE assinala que as principais dificuldades se revelaram em "tanto em itens em que se avalia a leitura orientada de um texto literário, como em itens em que se avalia o funcionamento da língua, quando a resposta exige o domínio de metalinguagem".

"É de destacar que, nos itens que exigem resposta estruturada (...), além das dificuldades ao nível do conteúdo, os alunos revelam fracos desempenhos nos parâmetros da organização e da correção linguística", sublinha o GAVE.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG