McNamara espera bater o seu próprio recorde na Nazaré

O havaiano Garrett McNamara disse hoje acreditar que, depois do recorde batido o ano passado, conseguirá este ano surfar na Nazaré uma onda com 30,48 metros.

"Não estou aqui para concorrer, mas acredito que irei bater o recorde e encontrar finalmente a onda que procuro", disse à agência Lusa, admitindo que o seu sonho é "surfar uma onda acima dos 100 pés". Ou seja, 30,48 centímetros.

O surfista, que fez história, o ano passado, ao surfar a maior onda de sempre (com 78 pés, ou seja, 23,77 metros), está de volta à praia do Norte, na Nazaré, onde durante os meses de outubro e novembro continuará a busca de ondas grandes, no âmbito do projeto Zon North Canyon Show 2012.

A edição 2012 do projeto, que já vai no seu terceiro ano, foi hoje apresentada no Forte São Miguel Arcanjo, onde foi inaugurada a exposição "Guardião da Memória", com um núcleo dedicado ao forte, outro à Nazaré e um ultimo ao projeto.

McNamara acredita que o potencial do canhão da Nazaré, responsável pela formação de grandes ondas, irá permitir-lhe "desfrutar da 'surfada' da minha vida", para a qual se preparou "nos últimos dois anos" em que explorou as ondas da Praia do Norte.

"As expectativas são cada vez maiores", firmou por seu lado Miguel Sousinha, administrador da Nazaré Qualifica, convicto que depois de a proeza de McNamara ter "levado o nome da Nazaré a todo o mundo", a vila poderá ainda este ano receber "um campeonato mundial de ondas grandes, com grandes nomes do surf mundial".

Até lá os amantes do surf podem ver as sessões de surf em direto, a partir de hoje, na página de facebook do Zon North Canyon, na qual vão sendo também anunciados os períodos em que Garret McNamara entrará no mar.

O Zon North Canyon Show é um projeto de três anos, iniciado em 2010, e desenvolvido pela Nazaré Qualifica, em parceria com a Câmara Municipal da Nazaré e patrocinado pela ZON.

O projeto inclui a prática de surf, tow-in e stand up paddle, com o objetivo de promover a Nazaré internacionalmente como destino turístico de referência para a prática dos desportos de ondas grandes e de filmar três documentários que registam a atividade desportiva de Garrett McNamara e o quotidiano daquela vila.

O segundo documentário vai estrear brevemente no cinema. O trailer já está disponível na página do Facebook e no site do projeto.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG