Matemática leva mais de 57 mil a exame

A Matemática leva hoje 57 399 mil alunos do 12.º ano a exame, durante duas horas e meia mais meia hora de tolerância. Uma prova antecedida por alguma expectativa depois de o exame do 9.º ano ter sido considerado de grau de complexidade supe- rior ao do ano passado.

Em 2008/2009, a prova de Matemática ficou marcada pela descida da média dos alunos internos de 14 para 11,7 valores. Já as retenções mais que duplicaram, passando de 7% para 15%. Resultados que levaram até a ministra da Educação de então, Maria de Lurdes Rodrigues, a culpar a comunicação social por passar a "ideia de que os exames eram fáceis".

Para este ano, o presidente da Associação de Professores de Matemática espera que a prova "não tenha dificuldades ou facilidades desnecessárias". "Esperamos que seja equilibrado, com uma exigência adequada e que permita distinguir os bons dos maus alunos", disse Arsélio Martins, presidente da associação.

Para este responsável, "é complicado dizer se um exame é mais fácil ou mais difícil". "Mas estamos no bom caminho para acertar diferenças e encontrar mecanismos para que, tal como sucedeu com as provas do básico, em que já se pode fazer uma comparação dos últimos quatro anos, isso também possa acontecer no 12.º ano", frisou o responsável da APM.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG