Marquês, Baixa e Saldanha. As zonas preferidas dos estudantes de Erasmus

Os estudantes Erasmus em Lisboa responderam a um inquérito sobre a cidade de Lisboa e nele constatou-se que preferem as zonas do Marquês, Baixa e Saldanha para viverem.

Os estudantes universitários da rede de intercâmbio Erasmus consideram Lisboa uma cidade segura e escolhem preferencialmente as zonas do Marquês, da Baixa e do Saldanha para morarem, segundo um inquérito que vai ser hoje divulgado.

Envolvendo cerca de 11% dos estudantes de Erasmus que residiram em Lisboa entre 2009 e 2014, o inquérito, feito numa plataforma 'online', mostrou que 86% dos alunos se sentem "seguros e bem tratados na capital portuguesa".

Ao inquérito da Erasmus ESN Lisboa (associação de estudantes) e da Uniplaces.com (plataforma para reservas de alojamento de alunos Erasmus), os estudantes internacionais disseram sentir-se mais seguros em Belém, na Lapa e no Lumiar, que é muitas vezes escolhido pela proximidade à Cidade Universitária.

A Mouraria, o Intendente e a Estefânia são considerados como os bairros menos seguros, porém com notas consideradas ainda assim relativamente altas. O inquérito revelou que 13,9% dos inquiridos considerou o seu bairro inseguro, cotando-o com valores negativos.

Os três bairros mais populares de Lisboa entre os estudantes Erasmus são o Marquês de Pombal (10,1%), a Baixa (6,7%), o Saldanha (6,4%) e o Bairro Alto (6,0%).

O inquérito, que decorreu entre 09 e 19 de janeiro e ao qual responderam mais de 930 estudantes internacionais, revelou nota positiva aos senhorios portugueses.

Quase 27% dos estudantes que participaram no inquérito classificou os seus senhorios como "perfeitos", enquanto aproximadamente 29% os caracterizou como "muito flexíveis".

Escolhidos como bairros com melhores senhorios, numa classificação de zero a 10, foram Santa Apolónia (9), Olaias (8,8) e Laranjeiras (8,8), enquanto na Margem Sul, a Caparica (Almada) obteve 9,2.

Como senhorios mais flexíveis a arrendarem casas estão os da Graça (8,9), da Lapa (8,6), de Santa Catarina (8,6) e do Cais do Sodré (8,5).

A Uniplaces.com é utilizada por estudantes de mais de 150 nacionalidades.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG