Maria e João no "top" dos nomes mais usados em 2014

O ano 2014 não trouxe grandes novidades nos nomes mais escolhidos, mas trouxe algumas na lista dos menos usados, de Béyoncé a Arya.

Há mais 4809 Marias e 1809 Joões em Portugal: os dois nomes encabeçam a lista dos mais escolhidos do ano que passou. No caso das meninas, os outros dois lugares do pódio pertencem a Matilde e Leonor. Um top igual ao do ano passado.

Quanto aos rapazes, há uma pequena diferença. João, Rodrigo e Francisco são os "vencedores", sendo que desta vez os Franciscos roubaram o lugar no pódio aos Martins, um ano depois de o Papa, cujo nome de batismo é Jorge, ter adotado o nome de Francisco.

Na altura de dar um nome aos filhos, uns optam por nomes mais comuns e outros decidem, conforme a possibilidade de registo, ser mais criativos na decisão. Há mais de dois mil nomes que só foram escolhidos uma vez, como Lyrics ou Aragon, nomes de rapaz, ou Arya ou Túlipa, nomes de menina.

Muitos dos nomes menos comuns são estrangeiros, já que apenas quando um dos pais tem outra nacionalidade é possível escolher um nome que não conste da lista aprovada pelo Instituto dos Registos e Notariado.

Carminho, Áurea, Simone e Amália são alguns dos nomes de personalidades do mundo da música que marcam presença na lista, também havendo quem tenha decidido recorrer aos nomes de estrelas internacionais, como Béyoncé.

Na lista dos nomes registados, disponibilizada pelo Ministério da Justiça, encontramos alguns mais comuns nos campos de futebol: na 41.ª posição encontramos Enzo (com 248 registos, tantos como Filipe) , nome de um futebolista argentino que até há pouco tempo jogava no Benfica e que há dois anos não estava sequer nos primeiros 100. Há também 13 Kelvins, nome do jogador do F.C. Porto que fez um golo histórico ao Benfica, que deu a Liga 2012/13 ao clube do norte. Cristiano goleou Ronaldo com 60 a 6.

Também há quem se inspire em personagens de ficção, como Mogli, do conto O Livro da Selva, e nomes bíblicos como Sansão (1) e Dalila (13).

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG