Maria de Lurdes Rodrigues na FLAD

José Sócrates nomeia ex-ministra para a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, substituindo Rui Machete.

O primeiro-ministro nomeou a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues para a presidência da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), apurou o DN.

A decisão foi tomada no dia em que a sucessora de Maria de Lurdes Rodrigues, Isabel Alçada, chegou a um acordo com os sindicatos de professores sobre a carreira docente que a ex-ministra não conseguiu alcançar durante o seu mandato.

Maria de Lurdes Rodrigues vai substituir o social-democrata Rui Machete, que vai deixar a presidência do Conselho Executivo da FLAD no primeiro semestre deste ano e a seu pedido. O mandato tem a duração de três anos.

A par do presidente, que é nomeado pelo primeiro-ministro, os outros dois membros daquele órgão da fundação, Charles Buchanan e Mário Mesquita (eleitos pelo Conselho Directivo da FLAD), vão manter-se nos cargos.

Fundador de saída

A saída de Rui Machete vai ocorrer no ano em que a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento comemora os seus 25 anos de existência.
A fundação, que visa reforçar as relações entre Portugal e os EUA e promover "o desenvolvimento económico, social e cultural português", foi criada em Maio de 1985 e nela participou o próprio Rui Machete, que desde 1988 está à frente do Conselho Executivo da FLAD.

"Vinte e cinco anos não são três dias. Há uma tendência natural das pessoas, ao fim de alguns anos, de olharem isto como seu. Não é que eu não distinga as coisas do ponto de vista das receitas e das despesas, mas já são muitos anos. É importante não criar esses laços, porque se nós não ponderarmos isso outros o farão por nós", disse Rui Machete ao diário Público, no final de Dezembro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG