Marcelo elogia Passos, Costa e portugueses pela melhoria do rating

Presidente da República diz que Portugal ganhou uma batalha mas não a guerra

A melhora do rating da República significa que "estão de parabéns os portugueses" e os governos de Passos Coelho e António Costa, afirmou esta segunda-feira o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas em Málaga, durante a visita ao destacamento da Força Aérea que está a apoiar as autoridades espanholas no combate à imigração ilegal.

A agência de notação financeira Standard and Poor's decidiu sexta-feira tirar Portugal do 'lixo', subindo o 'rating' atribuído à dívida soberana portuguesa de 'BB+' para 'BBB-', que é um primeiro nível de investimento.

Abrindo "uma exceção" para comentar essa decisão estando no estrangeiro, Marcelo estendeu os parabéns aos partidos políticos e aos parceiros sociais que apoiaram os governos PSD/CDS e o da geringonça, o qual "conseguiu fazer o que muita gente" não acreditava ser possível.

De qualquer forma, frisou o Presidente, há mais batalhas pela frente de forma a que o país possa ganhar a guerra da consolidação das contas públicas.

Exclusivos