Mar voltou a atingir marginal na Foz do Douro, no Porto
A agitação marítima voltou esta tarde a atingir a Foz do Douro, no Porto, tendo chegado à marginal, sem que tenha havido feridos, mas causando alguns danos materiais, disseram à Lusa várias fontes.
Fonte da Polícia Municipal no local afirmou que o perímetro de segurança estava montado desde as 10:00 de hoje e que, "por volta das 17:00, o mar galgou quatro ou cinco vezes o passeio junto ao Forte de S. João, mas sem causar perigo às pessoas porque estão a cumprir as ordens das forças de segurança".
António Lima, reformado de 65 anos, disse estar na rua desde a hora do almoço por gostar de "ver as ondas grandes" e ainda assistiu a "algumas pessoas a correr, mas não chegou a haver perigo".
De acordo com fonte da Polícia Marítima do Douro, há a relatar "alguns danos materiais não avultados até ao momento", confirmando situações semelhantes noutros pontos costeiros.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, disse que o mar se aproximou da rua do Passeio Alegre, à semelhança do que aconteceu no começo de janeiro, mas sublinhou que apenas foram arrastados detritos, uma vez que a zona já se encontrava vedada.
De acordo com Sampaio Pimentel, a situação só se deverá voltar a agravar na próxima preia-mar, prevista pelo Instituto Hidrográfico para as 04:45, sem que sejam esperadas ondas de igual dimensão.
Fonte da autarquia explicou à Lusa que assim que o tempo o permitir os trabalhos de limpeza vão avançar, estimando que tal esteja concluído até ao final da semana.
A Câmara do Porto anunciou no domingo que a agitação marítima prevista iria obrigar a interditar o trânsito na marginal e a vedar o acesso aos molhes e bares e restaurantes de praia, em princípio até terça-feira.
A informação, publicada na página oficial do Facebook da autarquia portuense, revelava que, "a partir da noite de hoje [domingo], o mar voltará a estar muito agitado e a Proteção Civil do Porto voltará a estar em 'alerta bravo'".
Por isso, acrescentava, a partir das 21:00 de domingo passou a estar "interdito a peões e automóveis" o trânsito nas ruas Coronel Raúl Peres, da Praia, D. Luís Filipe, Avenida D. Carlos I e Esplanada do Castelo.
Entretanto, a agitação marítima que se está a fazer sentir durante o dia de hoje levou ao corte da rua de Almeiriga, em Matosinhos, até cerca das 19:00, confirmou à Lusa fonte da Câmara Municipal.
De acordo com a Polícia Marítima, o mar galgou os limites na zona do Cabo do Mundo, mas não causou estragos, estando a situação a ser monitorizada.