Mais de 30 concelhos com risco máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos do interior norte e centro de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA indica que, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Ponte da Barca (Viana do Castelo), Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho (Braga), Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real), Baião (Porto), Castelo de Paiva e Arouca (Aveiro), Cinfães, Resende, São Pedro do Sul, Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Mangualde (Viseu), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodre, Gouveia, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis (Coimbra), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Oleiros, Sertã e Vila de Rei (Castelo Branco), e Mação e Sardoal (Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 350 incêndios, que foram combatidos por 8.525 operacionais, com o auxílio de 2.224 veículos.

Às 06:50, a ANPC registava na sua página na Internet quatro incêndios ativos: em Góis, Viana do Castelo, Tondela e Viseu.

O incêndio florestal na localidade de Roda Cimeira, concelho de Góis, distrito de Coimbra, deflagrado cerca das 14:00 de terça-feira, mantinha uma frente ativa às 06:50. A essa hora, o incêndio, era combatido por 460 operacionais, apoiados por 139 veículos.

Na Serra do Caramulo/ Silvares, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, um total de 87 operacionais, apoiados por 24 veículos, combatiam às 06:50 três frentes ativas de um incêndio em mato, cujo início foi registado às 00:25.

Outro incêndio em mato em Montaria, no concelho e distrito de Viana do Castelo, tinha às 06:50 uma frente ativa, que estava a ser combatida por 20 elementos, apoiados por cinco veículos.

O fogo em Alcofra, no concelho de Vouzela, distrito de Viseu, mobilizava, às 06:50, 27 operacionais apoiados por seis veículos no combate a duas frentes ativas. Este incêndio teve início registado às 23:54.

O IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado por nuvens baixas no litoral a norte do Cabo da Roca até ao final da manhã. O IPMA acrescenta que esta nebulosidade poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

O vento hoje deverá soprar fraco, a menos de 15 quilómetros por hora (km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h) no litoral durante a tarde. Nas terras altas do Norte e Centro, o vento deverá soprar moderado (15 a 25 km/h) durante a manhã e a tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 34 graus Celsius, no Porto de 21 e em Faro de 28.

O IPMA prevê que hoje haja uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral a norte do Cabo Raso e uma pequena descida da temperatura mínima no Alentejo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG