Polícia Marítima admite vedar alguns acessos devido à agitação do mar

O comandante da Zona Marítima da Madeira, Félix Marques, admitiu hoje vedar alguns acessos mais visitados por turistas na costa norte da região, caso a agitação marítima assim o justifique.

"O que a autoridade marítima irá fazer é ir para o local, para avaliar as condições de segurança existentes em alguns sítios mais frequentados por turistas e avaliar se haverá necessidade, ou não, de vedar o acesso a esses locais", afirmou.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje de laranja para vermelho (o nível mais grave de uma escala de quatro) o aviso para a costa norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sete a oito metros.

Félix Marques disse que a atenção será redobrada "na zona das piscinas naturais do Porto Moniz e em São Vicente", ambos concelhos da costa norte da Madeira, pontos turísticos com alguma relevância.

De acordo com o IPMA, a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo vão estar sob aviso vermelho entre as 18:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.

A costa norte da ilha e o Porto Santo vão estar sob aviso laranja entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou ainda a Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento de noroeste com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora, sendo de 100 quilómetros/hora nas terras altas, entre as 06:00 de sexta-feira e as 08:00 de sábado.

Por causa do mau tempo, o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira emitiu um aviso relativo a agitação marítima e ventos fortes no arquipélago entre as madrugadas de quinta-feira e de sábado devido à passagem de uma superfície frontal fria.

O SRPC aconselha as pessoas a evitarem circular nas zonas costeiras, estarem atentas às informações da Meteorologia, seguirem as indicações da Proteção Civil e das forças de segurança e tomarem atenção à eventual afetação de edifícios localizados junto à costa ou a praias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG