Madeira retoma pagamento de reembolsos dos atos médicos

O Governo da Madeira retoma hoje o pagamento dos reembolsos das consultas e exames complementares de diagnóstico, disse à agência Lusa a presidente do Instituto da Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAUDE) da região.

"Podemos informar a população que a partir do dia 02 de fevereiro os nossos serviços já estão em condições de fazer o pagamento dos reembolsos das consultas e dos exames complementares de diagnóstico", afirmou Ana Nunes.

A 04 de janeiro, o Executivo regional anunciou a suspensão até 31 de janeiro do pagamento de reembolsos de consultas e exames médicos realizados na Madeira, adiantando que se tratava de uma situação "temporária".

O esclarecimento do gabinete do secretário regional dos Assuntos Sociais, que surgiu no mesmo dia em que as instalações do IASAUDE estiveram de portas fechadas, dava conta ainda de que, apesar da suspensão, os serviços iriam receber todos os pedidos de reembolso, mas sem o seu pagamento.

A presidente do IASAUDE explicou que por "uma questão de procedimentos internos" é apenas possível assegurar a partir de hoje os pagamentos, de forma imediata, dos cerca de 3.200 atos médicos que foram rececionados pelos serviços ao longo do último mês.

A responsável adiantou que de forma a evitar-se um grande fluxo de utentes nos serviços do IASAUDE, na rua das Pretas, na cidade do Funchal, ficou estabelecido "assegurar os pagamentos atuais ao longo do mês de fevereiro e garantir o pagamento do mês de janeiro, fazendo coincidir a primeira semana de janeiro com a primeira semana de fevereiro e assim sucessivamente".

Ana Nunes esclareceu que os serviços estão abertos das 09:00 às 16:00 e vão contar "com o reforço de mais uma pessoa, atendendo a que se prevê um maior fluxo de utentes e de forma a evitar que permaneçam mais tempo que o desejável à espera".

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG