28 mil metros de luzes iluminam o Natal no Funchal

Duzentas e vinte mil lâmpadas e 500 mil microlâmpadas iluminam, a partir das 18:00 de hoje, o Natal na cidade do Funchal, revelou à agência Lusa fonte da empresa Luzosfera, à qual foi adjudicado o trabalho.

Segundo a mesma fonte, a estes números acrescem, ainda, 28 mil metros de mangueira luminosa, usada nos contornos dos motivos decorativos, a que corresponde 950 mil microlâmpadas. A instalação da iluminação natalícia começou a 18 de novembro e envolveu 120 pessoas, informou a empresa, avançando que as luzes privilegiam o vermelho, branco, verde, azul e amarelo, as duas últimas cores da bandeira da Região Autónoma da Madeira, que é, também, um dos motivos da decoração natalícia realizada pela Luzosfera. Na capital madeirense, foram definidas cinco centralidades para as iluminações.

A primeira, no Mercado dos Lavradores e zona circundante, privilegia os elementos etnográficos, estando reservada para a praça do Município e área adjacente aspetos das vivências e tradições desta época no mundo. Já na Sé Catedral e ruas próximas são os elementos de cariz religioso a ter destaque, enquanto na avenida do Mar e das Comunidades Circundantes população e turistas são brindados com componentes da cultura contemporânea. Por fim, na zona hoteleira da cidade do Funchal é a fauna e a flora que merecem realce.

"Houve um esforço para manter uma coerência destes temas em termos de continuidade das várias centralidades", explicou a mesma fonte, adiantando que, na Pontinha, os turistas que chegarem de barco são recebidos com "Boas festas e feliz ano" em letreiros luminosos, em quatro línguas - português, inglês, francês e alemão - visível, também, noutros locais. O responsável acrescentou que houve a preocupação de "iluminar os arredores da cidade com gambiarras [extensão elétrica] em ziguezague e linha contínua" para dar o efeito, a quem está na baía do Funchal, de presépio. As luzes na cidade do Funchal vão estar acesas diariamente das 18:00 à 01:00, com exceção dos dias 23, 24 e 31, que ligam às 19:00 e apagam às 06:00.

Já nos dias 25 e 30, as iluminações ganham luz entre as 18:00 e as 03:00, para apagar definitivamente a 07 de janeiro. As iluminações de Natal e de fim de ano na cidade do Funchal foram entregues à empresa madeirense pelo valor de 1,9 milhões de euros, estando incluído neste valor as luzes desta época no Porto Santo e, ainda, o Carnaval de 2012. O investimento foi justificado pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes com o facto de este, com o espetáculo pirotécnico de fim de ano, constituir o principal cartaz turístico da Madeira. O orçamento de ambos, a que se junta a animação, é de 3,5 milhões de euros, representando uma poupança de 33 por cento relativamente ao valor de 2010, segundo a secretaria.

Fonte da secretaria disse que estão reunidas as condições para mais um "grande cartaz" na Madeira, manifestando "o desejo de que a população e os turistas correspondam ao ambiente de festa que a ilha proporciona nesta ocasião".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG