Jovens portugueses só saem de casa dos pais aos 29 anos

É nos países nórdicos que os jovens saem mais cedo de casa. Em Portugal, as mulheres emancipam-se dos pais mais cedo que os homens.

Os jovens da União Europeia saem de casa dos pais, em média, aos 26,1 anos, segundo um estudo do Eurostat hoje divulgado, relativo a 2013. Mas os portugueses estão entre os que se emancipam mais tarde, aos 29 anos.

Pior que os portugueses só mesmo os campeões da Croácia, que saem de casa dos pais aos 31,9, ou os eslovacos, que o fazem aos 30,7, ou os malteses, aos 30,1. Também os jovens italianos, gregos e búlgaros deixam a "asa" dos pais mais tarde que os portugueses, aos 29,9, 29,3 e 29,1, respetivamente.

É nos países nórdicos que os jovens saem mais cedo de casa dos pais, segundo esta publicação do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia sobre "jovens e crianças na UE". Na Suécia fazem-no aos 19,6 anos; na Dinamarca aos 21 e na Finlândia aos 21,9.

Em Portugal, as mulheres tornam-se independentes dos pais mais cedo que os homens. Enquanto que as jovens saem de casa paterna aos 28 anos, os jovens só fazem aos 30.

Ainda de acordo com esta projeção demográfica do Eurostat, dentro de 35 anos, em 2050, apenas 11,5% dos portugueses terá menos de 15 anos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG