Jovens apresentam projetos científicos em Estremoz

O nono Congresso Nacional "Cientistas em Ação" começa no dia 08 deste mês, na cidade alentejana de Estremoz, com alunos dos ensinos básico e secundário a apresentarem projetos científicos e partilharem ideias, divulgou hoje a organização.

Promovida pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, a iniciativa, que decorre até ao dia 10 deste mês, nas instalações da instituição, pretende atrair jovens para as áreas da ciência e da tecnologia.

Participam no evento alunos e professores dos ensinos básico e secundário, de várias escolas do país.

A iniciativa pretende ainda dar conhecimento e valorizar as atividades experimentais realizadas no espaço letivo, promovendo e desenvolvendo o espírito crítico e científico nos jovens alunos, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário.

O congresso tem ainda como objetivo desenvolver o contacto e a partilha de ideias entre cientistas, alunos dos ensinos básico e secundário e professores, no âmbito da cultura científica e tecnológica.

Acompanhados pelos professores, os alunos apresentam e defendem o seu trabalho experimental desenvolvido em ambiente escolar perante cientistas convidados e outros elementos ligados à ciência e ao ensino experimental, tal como num verdadeiro congresso científico.

Os trabalhos podem ser apresentados individualmente ou em grupo, com um limite máximo de quatro alunos por grupo.

De acordo com o Centro Ciência Viva de Estremoz, os projetos a elaborar devem estar sempre relacionados com a temática geral do funcionamento do planeta Terra.

No entanto, os promotores garantem que, ao terem optado pela Terra como tema central, não pretendem restringir os projetos à disciplina de Geologia.

Os melhores trabalhos vão ser premiados e a avaliação dos trabalhos terá em conta o conteúdo científico, originalidade e apresentação teórica e experimental.

A iniciativa conta com o apoio da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG