Já ouviu falar na ribeira de Odeleite? Os chineses acreditam que dá sorte

Fotografias do "Rio do Dragão Azul" estão a ser partilhadas nas redes sociais chinesas.

A ribeira de Odeleite já é famosa na Internet há algum tempo, desde que fotografias começaram a circular na rede social Reddit e acabaram por chegar a outros sites de partilha de fotos. Mas agora a Barragem de Odeleite, no Algarve, está a inundar as redes sociais chinesas, onde é partilhada acompanhada de orações para obter boa sorte. O motivo? Vista de cima, a ribeira parece um dragão azul.

Na rede social Weibo, as fotografias da ribeira são partilhadas com o nome "Rio do Dragão Azul". De acordo com o jornal de língua inglesa Shangaiist, "historicamente, o dragão era o padrão usado pelos imperadores", e "pode ser um símbolo de poder, força e boa sorte". As imagens da ribeira têm sido partilhadas na China com essa conotação.

O presidente da Junta de Freguesia de Odeleite, Valter Matias, já pensa em formas de rentabilizar a atenção. Ao jornal local Sul Informação, Valter Matias explicou que "a questão do dragão" poderá entrar no novo Plano de Ordenamento da Barragem. "É algo que capta qualquer turista: 'fazer um passeio num barco a remos ou em canoa no Lago do Dragão Azul". Propõe o nome lago e não rio visto que a formação resulta da barragem de Odeleite, não se tratando de um rio. "Se é para mudar o nome, o Lago do Dragão Azul faz mais sentido", brincou.

O jornal chinês Shangaiist sublinha que a atenção pode ser boa para Portugal. Talvez a situação "traga sorte a Portugal sob a forma de uma vaga de turistas chineses. Seria bom para um país que tenciona pagar 16 mil milhões de euros ao FMI no ano que vem", lê-se no artigo.

A publicação original da fotografia que se tornou popular foi feita no Reddit pelo utilizador docious, que viajava de Amesterdão para Marraquexe e viu a ribeira da janela do avião.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG