Já chegaram as primeiras famílias de refugiados

As cinco famílias, compostas por 13 adultos, dois bebés e outras crianças mais velhas, vão para Penela, Sintra e Lisboa

O grupo de 22 refugiados já está em Lisboa, tendo participado numa sessão de boas-vindas com um representante do Estado português e entidades de solidariedade, com atividade no acolhimento e integração de refugiados.

As cinco famílias, compostas por 13 adultos, dois bebés e outras crianças mais velhas, já chegaram ao aeroporto de Lisboa, de onde vão partir para Penela, Sintra e Lisboa.

Empurrando carrinhos com muitas bagagens, os refugiados deixaram a área de chegadas do aeroporto e foram encaminhados para um auditório onde estão a ser recebidos pela ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, Teresa Morais, e representantes das três entidades parceiras nesta ação, o Conselho Português para os Refugiados, a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo e o Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Estes refugiados chegaram de Munique, vindos do Egito, e fazem parte de um grupo de 44, que eram esperados hoje em Lisboa, tendo os restantes ficado retidos no Egito, uma vez que o voo comercial no qual viajavam um grupo foi cancelado devido à greve de pessoal de cabine da Lufhtansa.

Na área de chegadas, além das entidades oficiais, os refugiados eram aguardados por jornalistas que, no entanto, não tiveram contacto direto com as cinco famílias.

Quando deixarem o aeroporto de Lisboa, três destas famílias vão para Penela, uma será acolhida em Sintra e a outra permanecerá em Lisboa.

O grupo de 44 pessoas tem adultos entre os 24 e os 40 anos, a maior parte dos menores tem menos de 12 anos, e 26 pessoas são oriundas da Síria, nove da Eritreia e oito do Sudão.

A escolaridade média ronda os nove anos e as profissões que desempenhavam nos países de origem vão desde canalizador, alfaiate até contabilista ou técnico de física e química.

Segundo grupo chega domingo

Os 22 refugiados impedidos de vir hoje para Portugal devido uma greve da companhia aérea alemã Lufthansa deverão chegar a Lisboa no domingo, disse hoje o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

"Amanhã (domingo) deverá chegar o segundo grupo", disse António Bessa a jornalistas no final da sessão de acolhimento dos outros 22 refugiados, do total dos 44 inicialmente esperados hoje, encontro que foi presidido pela ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, Teresa Morais.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG