IPMA prolonga até segunda-feira aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 12:00 de segunda-feira os avisos amarelos por baixas temperaturas para os distritos de Aveiro, Porto, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.

Segundo o IPMA, as temperaturas nestes oito distritos entre as 12:00 e as 24:00 de hoje deverão variar entre uma mínima de -3ºC (graus centígrados) e uma máxima de 12ºC.

O distrito da Guarda vai ser o mais frio, prevendo-se uma mínima de -3ºC e uma máxima de 5ºC.

O aviso menos grave, o segundo menos grave de uma escala de quatro, significa apenas risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

Entretanto, na noite de sábado, a Proteção Civil dos Açores emitiu um alerta devido às previsões de agravamento do estado do tempo em sete das nove ilhas, na sequência de um sistema frontal de atividade moderada a forte.

Segundo o IPMA, para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) as previsões apontam para precipitação até às 13:00 de hoje.

Para as Flores e Corvo está também previsto vento com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros/hora até às 13:00 de hoje, trovoada e ainda agitação marítima com ondas de sudoeste entre seis a sete metros.

Nas ilhas do Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira (Grupo Central), o IPMA prevê precipitação entre as 09:00 de hoje e as 00:00 de segunda-feira.

Para o Grupo Central as previsões apontam ainda para vento com rajadas que poderão chegar aos 100 quilómetros por hora entre as 09:00 de hoje e as 00:00 de segunda-feira.

Está prevista ainda trovoada e agitação marítima com ondas de sudoeste entre seis a sete metros entre as 09:00 de hoje e as 00:00 de segunda-feira.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda às populações que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG