IPMA coloca Madeira sob aviso laranja e amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja e amarelo a ilha da Madeira devido ao tempo quente e persistência de valores elevados da temperatura máxima.

De acordo com o IPMA, a Madeira vai estar sob aviso laranja, entre as 06:00 e as 20:00 de hoje, por causa do tempo quente, prevendo-se uma temperatura máxima para o Funchal de 32 graus Celsius.

O instituto adianta na sua página da Internet que o aviso laranja vai passar a amarelo entre as 20:00 de hoje e as 19:59 de terça-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave numa escala de quatro e implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, pelo que o IPMA recomenda às populações que se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e que sigam as orientações da Proteção Civil.

Já o aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas, sendo recomendável o acompanhamento da sua evolução

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens altas, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado a forte no litoral oeste com rajadas da ordem dos 60 km/h, em especial durante a tarde.

Nas terras altas do Norte e Centro, o vento soprará moderado a forte de nordeste a partir da manhã.

Nos Açores, a previsão aponta para céu com períodos de muito nublado e vento moderado, prevendo-se períodos de chuva fraca nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial).

Quanto às temperaturas máximas, no Porto prevê-se 20 graus, em Lisboa 23, em Faro 24, no Funchal 32 graus, Ponta Delgada 17 e Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 16.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG