IP4 com seis limpa-neves prontos a atuar a qualquer hora
O IP4/Autoestrada Transmontana, principal ligação de Trás-os-Montes ao Litoral, é vigiado 24 horas por dia pela concessionária Autoestradas XXI, que dispõe de seis limpa-neves e recorre a toneladas de sal para evitar acumulação do gelo.
A construção da Autoestrada Transmontana esta a fazer-se aproveitando vários quilómetros do traçado do Itinerário Principal 4 (IP4).
Entre Amarante, Vila Real e Bragança estão espalhadas várias câmaras que permitirem uma vigilância permanente desta estrada, onde hoje a principal preocupação é a queda de neve.
Na sala de monitoração da Autoestradas XXI, instalada na cidade de Vila Real, os olhares estão colados na estrada.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Fernando Pedroche, da Operestradas XXI, entidade responsável pela conservação, manutenção e exploração das vias que constituem a AE Transmontana, explicou à agência Lusa que a operadora está pronta a atuar a qualquer momento.
Para o efeito, estão distribuídos pelos pontos mais críticos da via seis limpa-neves, cinco da concessionária e mais um alugado.
Se for preciso, os bombeiros de Macedo de Cavaleiros colaboram ainda com mais dois equipamentos do género.
Por norma, a queda de neve verifica-se com mais intensidade nas zonas do Alto de Espinho (serra do Marão), Pópulo, Murça, Rossas e Bragança.
Depois, estão também ainda instalados dois silos de sal, um no distrito de Vila Real (250 toneladas) e outro em Bragança (200 toneladas), e existem também vários pontos de fornecimento deste produto ao longo do IP4.
"Neste momento temos um camião carregado de sal a chegar de Espanha. Amanhã [quarta-feira] está prevista a chegada de mais um. Tudo isto já a prever os consumos que vamos ter por causa da neve e gelo", afirmou Fernando Pedroche.
Sempre que a temperatura na região baixa até aos três graus, entram em ação os limpa-neves, que espalham sal para evitar acumulação do gelo, uma das situações mais perigosas que podem ocorrer na estrada.
A Autoestradas XXI tem no terreno desde outubro a "campanha invernal", a qual se prolongará até abril.