Uma vitela presidencial para um casal especial 

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu ontem em Belém o amigo ex-sem-abrigo que fez campanha por ele

Mesmo a visita oficial de Maxima e Willem-Alexander a Portugal não impediu o Presidente de cumprir a promessa. Ontem, Marcelo encontrou-se em Belém com Paulo Cunha e Filipa Fernandes, com quem almoçou, conforme prometera há oito meses, quando o casal o acolheu em sua casa.

"Fomos recebidos pelo senhor Presidente na mesma sala onde esteve com os reis da Holanda e ainda conversámos um pouco antes do almoço", contou ao DN Paulo Cunha, que viveu nas ruas durante cerca de 30 anos, mas foi resgatado com a ajuda do Sindicato dos Profissionais da Polícia, para quem hoje trabalha no departamento de marketing. À mesa, onde apenas se sentou o casal, o "amigo" Marcelo Rebelo de Sousa e a assessora do PR para os Assuntos Sociais, Maria João Ruela, foi servido um creme de cenoura, seguido de vitela assada com batatas e legumes e leite-creme com morangos, tudo acompanhado a sumo de laranja natural, contou Paulo ao DN, que diz ter sentido um "enorme carinho da parte do senhor Presidente". "É uma amizade de há mais de 20 anos, que recordámos quando nos encontrámos na festa de Natal da Comunidade Vida e Paz e de novo neste almoço", relatou, referindo-se à campanha para a Câmara de Lisboa e recordando como, apesar de então viver na rua, acompanhou Marcelo, com quem até mergulhou no Tejo.

No final do encontro, também Filipa Fernandes, com quem Paulo está casado faz sete anos em dezembro, se sentia "uma mulher realizada". "Tenho muito orgulho no Presidente, na simplicidade que ele tem, na abertura às pessoas que o faz falar com ricos como com pobres. É verdadeiramente um homem do povo."

Marcelo, que apadrinhou a causa dos sem-abrigo e à qual tem trazido grande visibilidade - tendo inclusivamente, em mais de uma ocasião, servido quem não tem um teto em instituições como a Santa Casa ou a Comunidade Vida e Paz e afirmado que não se pode "esquecer aqueles que ficaram irremediável e definitivamente para trás" -, já almoçara em casa de Paulo e Filipa em fevereiro, altura em que os convidou para irem a Belém.

Desta vez, "foi o sobrinho do dono da empresa do vinho Encostas do Alqueva, que servimos ao senhor Presidente na nossa casa, que nos levou e fez questão de sermos nós a entregar-lhe um presente da sua empresa: uma edição especial do vinho comemorativa do Euro2016", contou Paulo ao DN. Também o presidente da Junta de Carnide, "onde vivemos e que tem acompanhado a nossa situação de perto e tem sido uma grande ajuda", encarregou o casal de ser portador de uma série de livros e DVD que Fábio Sousa quis oferecer ao PR.

Ler mais

Exclusivos