Três anos depois, reabre praça de touros de Monforte

A praça de touros de Monforte, no Alentejo, reabre no domingo, depois de três anos encerrada por falta de licenciamento, com uma corrida à portuguesa, sendo o cavaleiro João Moura o cabeça de cartaz.

A praça de touros estava encerrada há mais de três anos porque não tinha licenciamento por parte da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) e por necessitar de obras de requalificação.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do município de Monforte, Miguel Rasquinho explicou que a autarquia investiu "cerca de 80 mil euros" nas obras de remodelação da Praça de Touros João Moura (pai), sublinhando ainda que a tauromaquia constitui o "postal ilustrado" daquela vila do distrito de Portalegre.

"Nós fizemos obras nas casas de banho, remodelámos o miolo da praça, recuperámos a enfermaria e cavalariças e criámos lugares e acessos para deficientes", explicou.

Miguel Rasquinho lembrou que a praça de touros esteve encerrada mais de três anos porque a autarquia "não tinha capacidade financeira" para atribuir a obra a uma empresa privada, tendo optado por fazer "tudo por administração direta".

O autarca escusou-se a revelar se o espaço, no futuro, vai ser gerido pela autarquia ou por uma empresa privada, mas adiantou que este ano a praça vai ser cedida aos cavaleiros da localidade João Moura e Paulo Caetano.

A corrida de reinauguração da praça de touros está agendada para domingo, às 17:30, sendo o cartel composto pelos cavaleiros de Monforte, João Moura e Miguel Moura (praticante), e ainda Marcos Tenório "Bastinhas Jr".

As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Alcochete e Monforte, capitaneados respetivamente por Vasco Pinto e Ricardo Carrilho.

Lidam-se seis toiros com o ferro de Francisco Romão Tenório, ganadaria que pasta no concelho de Arronches (Portalegre).

A temporada na praça de toiros de Monforte prossegue no dia 09 de setembro, às 18:00, com uma corrida com o cavaleiro João Moura Caetano, também natural de Monforte.

Nesse festejo, Moura Caetano vai lidar em solitário seis toiros pertencentes às ganadarias locais de Maria Guiomar Cortes de Moura e Paulo Caetano, cabendo as pegas aos forcados de Portalegre, Monforte e Académicos de Elvas.

Inaugurada em 1987, a praça de touros de Monforte conta com uma lotação de 2352 lugares, tendo a arena as dimensões do Campo Pequeno.

O concelho de Monforte, com fortes tradições tauromáquicas, é berço de várias ganadarias, cavaleiros tauromáquicos, peões de brega (bandarilheiros), coudelarias taurinas, forcados e de novilheiros.

Ler mais

Exclusivos