Técnico em risco de suspender atividade científica

O Instituto Superior Técnico (IST) avisa que está "em risco de ter de suspender grande parte da sua atividade científica e de prestação de serviços por um período indeterminado".

Em causa está a publicação do Decreto-Lei de Execução Orçamental que, lembra o IST, "prevê a proibição [às instituições do ensino superior] de assumir compromissos sem que para tal exista disponibilidade financeira a curto prazo".

A medida é definida pelo Instituto como um "bloqueio", que é "irrazoável para instituições de ensino superior com significativa atividade geradora de receitas próprias", e que "poderá implicar que o IST perca milhões de euros em projectos angariados em ambiente extremamente competitivo e, de resto, cruciais para o funcionamento da instituição e para a economia do país".

O IST acusa ainda o Governo de, com medidas destas, "contribuir para a perda da independência das universidades" e para "a fuga de talentos e a degradação do tecido científico nacional".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.

Premium

Diário de Notícias

A ditadura em Espanha

A manchete deste dia 19 de setembro de 1923 fazia-se de notícias do país vizinho: a ditadura em Espanha. "Primo de Rivera propõe-se governar três meses", noticiava o DN, acrescentando que, "findo esse prazo, verá se a opinião pública o anima a organizar ministério constitucional". Explicava este jornal então que "o partido conservador condena o movimento e protesta contra as acusações que lhe são feitas pelo ditador".