Sismo de magnitude 2,8 escala de Richter registado na Terceira

Não existem danos ligados ao tremor de terra

Um sismo com magnitude 2,8 na escala de Richter e epicentro a cerca de quatro quilómetros a sul de Biscoitos, na Terceira, nos Açores, foi registado na madrugada desta quarta-feira, anunciou a Proteção Civil açoriana.

Segundo um comunicado do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo, registado às 02:41 locais (mais uma hora em Lisboa), foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada em Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória.

O evento foi ainda sentido com intensidade III em S. Bento e Terra Chã, no concelho de Angra do Heroísmo.

Fonte da Proteção Civil dos Açores adiantou à Lusa não ter sido registado qualquer dano relacionado com o sismo.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Opinião

Os irados e o PAN

A TVI fez uma reportagem sobre um grupo de nome IRA, Intervenção e Resgate Animal. Retirados alguns erros na peça, como, por exemplo, tomar por sério um vídeo claramente satírico, mostra-se que estamos perante uma organização de justiceiros. Basta, aliás, ir à página deste grupo - que tem 136 000 seguidores - no Facebook para ter a confirmação inequívoca de que é um grupo de gente que despreza a lei e as instituições democráticas e que decidiu fazer aquilo que acha que é justiça pelas suas próprias mãos.

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Falta (transparência) de financiamento na ciência

No início de 2018 foi apresentado em Portugal um relatório da OCDE sobre Ensino Superior e a Ciência. No diagnóstico feito à situação portuguesa conclui-se que é imperativa a necessidade de reformar e reorganizar a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), de aumentar a sua capacidade de gestão estratégica e de afastar o risco de captura de financiamento por áreas ou grupos. Quase um ano depois, relativamente a estas medidas que se impunham, o governo nada fez.