Segurança Social lança portal para facilitar marcações

O novo portal é uma das medidas incluídas no programa Simplex + e na Estratégia Segurança Social Consigo

O Instituto de Informática da Segurança Social lançou hoje o Portal de Marcação de Atendimento que visa facilitar a sua utilização e proporcionar maior eficiência na gestão das marcações de serviços pelos cidadãos e empresas.

De acordo com a nota do ministério, o novo portal é mais simples e fácil de utilizar, proporcionando uma maior eficiência na gestão das marcações aos cidadãos e empresas e está inserido na estratégia de modernização da Segurança Social.

O portal vai permitir um sistema de marcação fácil e intuitivo, com informação em tempo real das disponibilidades de agendamento por parte do cidadão, a possibilidade de gerir os atendimentos, numa área reservada para marcação e consulta, bem como a visualização dos horários (dias e horas) disponíveis para marcação (o atual sistema não dispunha desta funcionalidade).

O portal vai também permitir um conhecimento antecipado sobre os temas que podem ser tratados em cada local, bem como a obtenção prévia de informação e documentação a necessária ao atendimento.

Segundo a nota, o novo portal tem um sistema de alerta, através de envio de sms e/ou email no dia da marcação e na véspera do atendimento.

O novo portal é uma das medidas incluídas no programa Simplex + e na Estratégia Segurança Social Consigo e complementa outras medidas que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem vindo a desenvolver na área do atendimento, designadamente a AppSIGÄ, disponível desde 2016 para o Instituto de Emprego e Formação Profissional e para o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, que veio permitir aos cidadãos e às empresas tirar no próprio dia senhas de atendimento à distância e acompanhar o estado da fila de espera.

Ler mais

Premium

Rosália Amorim

"Sem emoção não há uma boa relação"

A frase calorosa é do primeiro-ministro António Costa, na visita oficial a Angola. Foi recebido com pompa e circunstância, por oito ministros e pelo governador do banco central e com honras de parada militar. Em África a simbologia desta grande receção foi marcante e é verdadeiramente importante. Angola demonstrou, para dentro e para fora, que Portugal continua a ser um parceiro importante. Ontem, o encontro previsto com João Lourenço foi igualmente simbólico e relevante para o futuro desta aliança estratégica.

Premium

Diário de Notícias

A ditadura em Espanha

A manchete deste dia 19 de setembro de 1923 fazia-se de notícias do país vizinho: a ditadura em Espanha. "Primo de Rivera propõe-se governar três meses", noticiava o DN, acrescentando que, "findo esse prazo, verá se a opinião pública o anima a organizar ministério constitucional". Explicava este jornal então que "o partido conservador condena o movimento e protesta contra as acusações que lhe são feitas pelo ditador".