Se conduzir, não jogue Pokémon Go, aconselha a PSP

A Polícia de Segurança Pública emitiu alguns conselhos para aquilo a que chama "pico mais alto desta época de caça aos Pokémon"

"Divirtam-se em segurança" e "boa sorte nas vossas caçadas". É com estes dois desejos que a Polícia de Segurança Pública (PSP) termina um alerta publicado na sua conta oficial no Facebook para os cuidados a ter quando se joga Pokémon Go, o jogo que está agora na moda.

A PSP refere-se aos tempos que correm como o "pico mais alto da caça aos Pokémon" e alerta os jogadores que "ainda estamos no mundo real".

Depois, enumera alguns cuidados a ter, lembrando que, "como consequência desta animada febre já ocorreram incidentes, lesões graves e até alguns crimes", em que "os suspeitos engenhosamente simulavam falsos 'pokestops' para se introduzirem em residências".

Assim, a PSP aconselha os jogadores a estarem atentos ao que os rodeia, a observar o meio envolvente, a caçar em grupo ou em pares e a alertar os mais jovens para não interagirem com estranhos. A polícia recomenda ainda a não utilização da aplicação durante a condução e lembra que é crime entrar em propriedade alheia. Finalmente, alerta para a possibilidade de as aplicações relacionadas com o jogo poderem danificar o telemóvel ou comprometer a segurança dos dados pessoais.

Este alerta da PSP surge um dia depois de a polícia espanhola ter feito o mesmo.

Os conselhos das duas forças policiais são, aliás, muito semelhantes.