20 abril 2018 às 16h06

Todos os casos confirmados até agora estão curados

DGS garante que quem já teve sarampo não irá voltar a sofrer da doença

DN/Lusa

Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados, havendo ainda 18 casos a ser investigados, segundo um boletim hoje emitido pela Direção-geral da Saúde (DGS).

Nos últimos quatro dias não houve novos casos de sarampo confirmados, mantendo-se os 109 que a Direção-geral da Saúde tinha reportado na segunda-feira e que hoje se encontram todos curados.

As autoridades têm ainda em investigação 18 casos suspeitos. Até ao momento foram investigados 275 casos que se revelaram negativos.

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

"Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea", refere a autoridade de saúde, adiantando que os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea, tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

Segundo a DGS, em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença.

A vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e aos cinco anos.