19 janeiro 2016 às 13h36

Sampaio da Nóvoa disponível para debate. Mas avaliará durante a tarde

"Se as regras do debate se alterarem substancialmente", candidato vai ponderar participação no programa da RTP1. "Um debate não é uma ação de campanha"

Miguel Marujo

António Sampaio da Nóvoa entende que há razões para o debate acontecer, mas também avisou que "se as regras do debate se alterarem substancialmente" irá ponderar "durante a tarde o sentido de o manter", depois de conhecida a ausência de Maria de Belém e a eventual falta de Marcelo Rebelo de Sousa, a pretexto da morte de Almeida Santos.

Falando aos jornalistas, durante uma visita aos estaleiros da Lisnave, em Setúbal, o candidato afirmou: "Julgo que há condições neste momento em que vos falo para que o debate se realize. Pela minha parte, um debate não é uma ação de campanha", justificou.

Para Nóvoa, o debate "é útil para esclarecer os portugueses", "se o debate se realizar nos termos que está previsto". Foi então, que perante a indicação de que Maria de Belém estará ausente do programa, que será transmitido pela RTP1, e que Marcelo Rebelo de Sousa pondera faltar, o antigo reitor da Universidade de Lisboa notou: "Obviamente que se as regras do debate se alterarem substancialmente", vai avaliar "durante a tarde o sentido de o manter".

O candidato já anunciou, ainda de manhã, que "as ações de campanha serão canceladas" no dia de hoje, e que outras ações "mais festivas" também serão suspensas.