24 janeiro 2016 às 19h22

Nóvoa pede "muita alegria" até ao último minuto

O diretor da campanha de Sampaio da Nóvoa saudou a "manifestação de civismo" do povo português

Miguel Marujo

Sampaio da Nóvoa chegou às 18.46 à sua sede de campanha, na Rua D. Luís I, em Lisboa, saudado pelas dezenas de apoiantes e membros da candidatura. Aos jornalistas disse que iria analisar os valores da abstenção, mas insistiu em palavras que foi repetindo na campanha: na "muita alegria" e "muito entusiasmo" com que andou na estrada.

"Espero ver as pessoas que estiveram nesta campanha, ao longo destas duas semanas, ao longo destes meses, estiveram com muita generosidade, com muita alegria. Até ao último minuto, até ao último segundo, com muita confiança, muita alegria, muito entusiasmo", afirmou o candidato.

Pedro Delgado Alves, diretor da campanha de Sampaio da Nóvoa, já reagiu às projeções da abstenção, saudando a "manifestação de civismo" do povo português, num dia em que não se registaram incidentes, e notando que se verificou uma "ligeira subida da participação", relativamente "às últimas eleições", da reeleição de Cavaco Silva em 2011 (mas abaixo do ato eleitoral de 2006).

Para o também deputado socialista, estes números mostram "a necessidade clara de, em breve" se fazer uma "limpeza mais clara dos cadernos eleitorais".

No final da sua curta declaração, Pedro Delgado Alves deixou um desejo de que "esta noite seja uma festa da democracia".