Reis de Espanha já estão em Portugal

Os reis de Espanha chegaram às 11.14 à Praça General Humberto Delgado, no Porto, onde foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Felipe VI e Letizia chegaram à Praça da Liberdade, no Porto, às 11.04, com quatro minutos de atraso em relação ao que estava previsto no programa. Seguiram depois numa viatura oficial, um Rolls Royce de 1960, até à praça General Humberto Delgado, onde foram recebidos com muito entusiasmo pela população.

Após os cumprimentos, os reis de Espanha ouviram as honras militares e subiram para uma sessão solene na Câmara Municipal do Porto.

A visita prossegue para a Fundação Serralves, onde os reis visitam a exposição dos quadros de Juan Miró. Às 20.00, Felipe VI e Letizia são recebidos nos Paços dos Duques de Bragança, estando previsto um jantar de gala oferecido pelo presidente da República.

Os reis de Espanha regressam amanhã ao Porto para visitar o Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde. Seguem para um almoço no Palácio da Bolsa e viajam depois para Lisboa. A chegada aos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa está agendada para as 16.00.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.