Quantos bombons com licor pode comer sem acusar no balão?

A PSP explica

A PSP alertou hoje para o limite máximo de bombons com licor que se pode comer sem ultrapassar a taxa de alcoolemia, exemplificando que uma mulher de 55 quilos pode comer cinco e um homem de 75 quilos oito.

A explicação é dada numa infografia publicada hoje na rede social Facebook que refere que um homem de 75 quilos deve limitar-se a oito bombons de licor para continuar a conduzir.

No caso de uma mulher de 55 quilos a fasquia fica nos cinco bombons.

Sob o título "sabia que demasiados bombons de licor podem influenciar a taxa de alcoolemia?", a PSP relembra ainda que a presença de entre 0,5 e 0,8 gramas de álcool por litro (g/l) de sangue corresponde a contraordenação grave e multa até 250 euros.

Entre 0,8 e 1,2 g/l trata-se de uma contraordenação muito grave e a multa a pagar pode ir até aos 500 euros, enquanto na presença de mais de 1,2 g/l existe crime, o que prevê um julgamento sumário em Tribunal.

Ler mais

Exclusivos

Premium

DN Life

DN Life. «Não se trata o cancro ou as bactérias só com a mente. Eles estão a borrifar-se para o placebo»

O efeito placebo continua a gerar discussão entre a comunidade científica e médica. Um novo estudo sugere que há traços de personalidade mais suscetíveis de reagir com sucesso ao referido efeito. O reumatologista José António Pereira da Silva discorda da necessidade de definir personalidades favoráveis ao placebo e vai mais longe ao afirmar que "não há qualquer hipótese ética de usar o efeito placebo abertamente".