Primeira viagem oficial de Marcelo a Espanha e ao Vaticano

Novo Presidente faz primeira deslocação já no próximo dia 17 de março

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escolheu o Vaticano e Espanha como destinos da sua primeira deslocação oficial, que se realizará na próxima semana, a 17 de março, confirmou hoje à Lusa fonte do seu gabinete.

A Rádio Renascença avançou hoje à tarde que Marcelo Rebelo de Sousa tem uma audiência com o papa Francisco nesse dia.

De acordo com o gabinete do novo chefe de Estado, a audiência com o papa acontecerá de manhã, no Vaticano, e à tarde, Marcelo Rebelo de Sousa irá encontrar-se e jantar com o rei de Espanha, Filipe VI, em Madrid.

A 'estreia' do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 09 de março de 2006, e levou a comitiva presidencial a Espanha, entre 25 e 27 de setembro.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.