Primeira viagem oficial de Marcelo a Espanha e ao Vaticano

Novo Presidente faz primeira deslocação já no próximo dia 17 de março

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escolheu o Vaticano e Espanha como destinos da sua primeira deslocação oficial, que se realizará na próxima semana, a 17 de março, confirmou hoje à Lusa fonte do seu gabinete.

A Rádio Renascença avançou hoje à tarde que Marcelo Rebelo de Sousa tem uma audiência com o papa Francisco nesse dia.

De acordo com o gabinete do novo chefe de Estado, a audiência com o papa acontecerá de manhã, no Vaticano, e à tarde, Marcelo Rebelo de Sousa irá encontrar-se e jantar com o rei de Espanha, Filipe VI, em Madrid.

A 'estreia' do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em viagens de Estado ou oficiais aconteceu seis meses depois de ter tomado posse, a 09 de março de 2006, e levou a comitiva presidencial a Espanha, entre 25 e 27 de setembro.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.