Presidência holandesa da UE troca foto de Centeno pela de José Gomes Ferreira

Fotografias para facilitar identificação dos ministros foram distribuídas antes da reunião do Eurogrupo. Em vez de Centeno surge o jornalista da SIC

A presidência holandesa da União Europeia está a entregar um documento às delegações nacionais e à imprensa internacional, no qual identifica os ministros das Finanças presentes na reunião do Eurogrupo. Mas, no espaço reservado à fotografia do ministro Mário Centeno, aparece uma imagem do jornalista da SIC, José Gomes Ferreira.

A gafe causou surpresa entre os jornalistas portugueses e foi encarada de forma descontraída pelo staff do Ministério português da Finanças, que ainda não percebeu como é que "isto foi acontecer", já que a organização "tem uma fotografia" que se encontra disponível "na página oficial e na aplicação de telemóvel da presidência holandesa.

A organização já foi entretanto colocada a par desta gafe. Mas, ao início da manhã, um dos elementos da segurança do Museu Marítimo Nacional, onde decorre o encontro, garantia a um jornalista internacional que aquele "é mesmo o ministro" português, só não sabia se ele era um dos que chegaria "de barco", por um dos canais, da cidade.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.