Portugal é o 4º país da UE com mais emigrantes em idade ativa

'Ranking' português é superado apenas pela Roménia (19,7%), Lituânia (15%) e Croácia (14%)

Portugal é o quarto país da União Europeia (UE) com mais cidadãos nacionais em idade ativa a residir num outro estado-membro, segundo um estudo publicado esta segunda-feira pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatística da UE, 13,9% dos portugueses com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos vivia, em 2017, noutro país do espaço comunitário, uma percentagem que supera largamente a média europeia, fixada nos 3,8%.

Neste 'ranking', Portugal é superado apenas por Roménia (19,7%), Lituânia (15%) e Croácia (14%).

Alemanha (1%), Reino Unido (1,1%), Suécia e França (ambos com 1,3%) são os países com menos cidadãos em idade ativa deslocados.

O estudo indica ainda que a percentagem de portugueses em idade ativa a residir noutro país do espaço comunitário cresceu 2,9% entre 2007 e 2017.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.