"Palestina vencerá" contra "genocida ocupação sionista". E um lenço para Jerónimo

Delegação de três representantes da Palestina saudada com emoção e punhos erguidos no congresso comunista.

Pavilhão de pé, punhos erguidos, "Palestina vencerá" como palavra de ordem e Jerónimo de Sousa a colocar um lenço com o padrão do keffieh palestiniano, ao pescoço - foi assim que foi recebida de forma emotiva uma delegação de três representantes da Palestina, no XX Congresso do PCP, este sábado à tarde.

Os representantes da Frente Popular de Libertação da Palestina e da Frente Democrática de Libertação da Palestina - cujo texto foi lido em português Carlos Almeida, da secção internacional do PCP - sublinharam em nome da Organização da Libertação Palestiniana (OLP) que a "população palestiniana sofre desde há décadas com uma genocida ocupação sionista da sua pátria".

A Faixa de Gaza, apontaram os três delegados em palco, é "uma enorme prisão". Também há "mais de sete mil presos nas cadeias de Israel, entre eles eleitos pelo povo, como o secretário-geral da Frente Popular para a Libertação da Palestina", acusaram.

A "ocupação" de Israel traduz-se, na perspetiva desta representação, em "perseguições, assassinatos impunes, castigo coletivo, encarceramento massivo, o confisco das suas terras, a construção do muro do apartheid, a demolição das suas casas ou a tortura física e psicológica dos seus prisioneiros".

Pedindo ao PCP que não abandone a luta dos palestinianos pela criação de um "Estado democrático e independente" na Palestina e a defesa do direito ao "retorno dos refugiados", os congressistas comunistas levantaram-se com o grito "Palestina vencerá" - e a oferta do lenço a Jerónimo.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.